quinta-feira, 17 de novembro de 2011

texto:tecnologias dependentes e independentes

Relatório
Todas as técnicas são muito importantes na educação infantil, pois através delas as crianças participam da aula e o professor tem que sempre buscar esse tipo de incentivo para formarmos cidadãos críticos, apesar das novas tecnologias, todas as tecnologias não devem deixar de ser usados, tipos de ensino independente antes era mais cobrado no magistério, hoje na pedagogia vemos apenas o teórico cientifico para tentarmos reproduzir em resenhas, seminários, mini aulas, oficinas é indo a campo e aprendendo com outras professoras, com pesquisas na internet, em bloggers etc...
Todas as tecnologias dependentes e independentes são importantes na educação infantil, pois a riqueza dos conteúdos que adquirimos tem que ser utilizado com sabedoria e aplicabilidade de conhecimento e assim estaremos introduzindo uma boa educação aos nossos alunos a educação do saber.
Tecnologias independentes
Álbum Seriada: Conjunto de folhas, presas em madeira, papelão ou cabide; onde um assunto é apresentado com frases curtas, palavras-chave, ilustrações, gráficos, mapas, histórias ou qualquer outra forma de representação que represente as ideias a serem trabalhadas de forma sintética e sequenciadas.
Blocão: Semelhante ao álbum seriado, composto de folhas presas em madeira ou cabide. Pode ser pendurado na parede, cavalete ou apoiado em cadeira. As folhas vão sendo colocadas à medida que forem utilizadas.
Cartão-relâmpago: Cartões que contem um dos lados uma informação ou pergunta que é mostrada rapidamente ao aluno. Pode ser feito de cartolina, papel-cartão, papel A4 ou qualquer outro material. O importante é que a informação seja bem visível para os alunos.
Cartaz: Material visual contendo uma mensagem que pode ser expressa por apenas ilustração ou complementada com frases simples com ela relacionada. Ele deve ser elaborado com ilustrações que chame a atenção, textos claros, distribuição criteriosa de cores, consideração, consideração do tamanho e tipo da letra.
Ensino por fichas: Composto de fichas de diferentes tipos, que são organizadas com o objetivo de apresentar informações que leve o aluno a realizar operações mentais baseadas nos diversos níveis do domínio cognitivo: informação, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação de conhecimentos. Existem sete tipos de fichas: Instruções, Objetivos, Informação, Atividades, Avaliação, Atividade alternativa e Desenvolvimento.
Estudo dirigido: E uma técnica composta de um texto e de um roteiro para estudo, que tem por objetivo básico orientar e estimular o aluno nos métodos de estudo e desenvolvimento do pensamento.
Flanelógrafo: Consiste em uma prancha rígida que tem um lado revestido de flanela, pelúcia ou feltro, onde são aplicadas figuras com pedaços de lixas ou velcro colados na parte posterior para aderir ao revestimento da prancha.
Gráfico: E uma representação visual de dados numéricos. Existem vários tipos de gráficos e entre os mais conhecidos estão os de barra, linear e de setores.
Historia em quadrinhos: As historias em quadrinhos são formadas por sequencias de quadros que utilizam dois códigos de signos gráficos ,a imagem e a linguagem escrita, conjugando dois tipos de arte, literatura e desenho.
Ilustração/gravura: termos genéricos que abrangem desenhos, fotografias, estampas, símbolos, pinturas não transparentes etc. têm, na sala de aula, s funções de esclarecer, elucidar e ilustrar.
Instrução Programada: Material impresso para ser usado individualmente pelo aluno quando o objetivo for à aprendizagem de conceitos, regras, procedimentos ou princípios de determinada unidade de ensino.
Jogo: O jogo e uma atividade física ou mental organizada segundo regras que definem a vitória ou a derrota. É um fenômeno cultural com múltiplas manifestações que variam no contexto histórico e social.
Jornal: E um periódico impresso, dedicado a divulgação de informações, noticia e opiniões sua característica e atingir o grande publico em tempo relativamente curto, à natureza de sua comunicação e publica, rápida, transitória e atual.
Jornal Escolar: É feito pelos alunos desde a elaboração da pauta até a impressão, sem interferência da escola no que diz respeito ao conteúdo e à linha editorial. É um instrumento pedagógico no qual os alunos levam suas experiências e preocupações para dentro da escola.
Livro didático: E um material impresso que baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou varias áreas de conhecimento. Podem ser encontrados livros didáticos das mais diversas formas
 Livro Infanto-Juvenil: É um material impresso composto de histórias em geral ilustradas e redigidas especificamente para o público infantil, que transmite valores, aspectos da cultura, padrões de comportamento e etc.
Mapa e Globo: O mapa é uma representação plana do planeta Terra e o globo uma representação esférica. São representações do mundo real e instrumentos comumente usados na escola para orientar, localizar, informar.
Modelo: É uma reprodução tridimensional, simples ou complexa, de objetos ou seres vivos. Pode ser confeccionado utilizando-se de diferentes materiais ou ser adquirido já pronto. Deve-se associar o seu uso ao de outros recursos (filmes, projeções fixas, ilustrações).
Módulo Instrucional: Consiste em uma técnica de ensino que propõe ao aluno os objetivos a serem atingidos e as variadas atividades para alcançá-los. Procura levar o aluno à responsabilidade pelo desempenho das tarefas propostas.
Mural: Consiste em um conjunto de elementos subordinados a um mesmo tema e dispostos harmoniosamente sobre uma superfície, com objetivo de transmitir uma mensagem. É mais que o cartaz, mural possui os seguintes elementos: título, material ilustrativo, textos e legendas.
Peça teatral: Consiste em histórias representadas por um ou mais atores e encenadas em um palco.
Quadro de giz: E o recurso de ensino mais utilizado na escola, para escrever ou desenhar símbolos visuais, podendo ser de dois tipos fixo ou móvel.
Quadro de pregas: Trata-se de um  quadro de material resistente, forrado com papel ou tecido pregueado no sentido horizontal, permitindo a fixação de gravura, palavras e frases.
Sucata: E qualquer material que não tenha sido construído ou feito com a finalidade de ser utilizado didaticamente. Podem ser considerados sucata materiais que já tenham sido utilizados para outros fins.
Texto: E toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e convenções: um romance, uma carta, uma palestra, um quadro, uma foto, uma tabela.
Tecnologias dependentes
Computador: E um equipamento que recebe, guarda, manipula e emitem dados e símbolos.
Fita de vídeo: consiste em uma fita magnética na qual são gravadas imagens e som simultaneamente e que para ser vista e ouvida necessita do aparelho de videocassete, conjugado com a televisão.
Fita sonora e CD: Material sonoro preparado em fita cassete para guardar e transmitir informações de diversos tipos.
Internet e suas ferramentas: e a maior rede de computadores interligada a milhares de redes menores
Slide: É um material feito a princípio de filme fotográfico, que sendo projetado emite imagens, que servem como guia para o professor ou palestrante, onde são colocados os tópicos a serem abordados. Hoje com o computador existe uma infinidade de recursos para confecção do Slide, exe.: Power point.

Televisão comercial: A televisão é um equipamento que transmite sons e imagens organizados de formas de programas.

Televisão educativa: É o tipo de televisão que tem como objetivo definido transmitir programas educativos pode atuar de duas maneiras:
·         Diretamente, com os chamados cursos televisados, como os cursos de educação formal, além de cursos de atualização e outros.
·         Indiretamente, procurando cooperar com o ensino convencional, tendo como função à complementação ou suplementação do ensino regular e a formação de hábitos, valores e atitudes.

Retroprojetor: É um aparelho que tem como objetivo ampliar a imagem projetada, facilitando a transmissão da mensagem.

Educação a distancia: Pode-se, de maneira geral, defini-la como um processo educacional que acontece quando o professor e o aluno estão fisicamente separados.

Todos os trabalhos apresentados vão caminhar com cada um de nós, pois a forma que cada um foi apresentado com tanta grandeza de informações foi valioso, obrigado professora por mais esse conhecimento adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário