PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Didática | |
CARGA HORÁRIA: 64 horas | |
SEMESTRE DO CURSO: 3º Pedagogia SEMESTRE LETIVO: 2º/2011 PROFESSORA: Sandra Jacqueline Barbosa |
2. EMENTA
Fundamentos da Didática. O papel da Didática na formação do educador. A Didática e o processo ensino-aprendizagem - as diferentes tendências pedagógicas na prática docente. A sala de aula. A relação professor-aluno. |
3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
As mudanças radicais no mundo do trabalho, na economia, na organização política e nos meios tecnológicos têm provocado alterações na organização do trabalho na escola, por ser, esta, parte da sociedade que não pode e não deve ficar alijada das realidades concretas. Nesta perspectiva, a formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia não pode prescindir de uma discussão profunda sobre a natureza, a especificidade e os objetivos da educação e do sistema educativo na sociedade contemporânea. A Didática se apresenta, hoje, como alternativa possível de repensar a prática pedagógica evidenciando os fundamentos e não se centrando nos instrumentos como única fonte de soluções imediatas para os problemas surgidos em sala de aula. Há um inegável distanciamento entre a teoria pregada pelos textos e a prática educativa. Procura-se desenvolver um programa de Didática articulado com as necessidades concretas, onde o professor e aluno se tornam sujeitos participativos do processo. A disciplina Didática contribuirá, também, para a formação do educador crítico, reflexivo e pesquisador. Além disso, o educador deve desenvolver capacidades de compreender a prática pedagógica, refletindo sobre o seu compromisso com a transformação social. |
4. OBJETIVOS
4.1. Objetivos gerais
Compreender a Didática como disciplina integrante daquelas que fornecerão subsídios teóricos e práticos para a prática docente. |
4.2. Objetivos específicos
· Compreender a construção histórica dos fundamentos da Didática. · Analisar as diferentes correntes pedagógicas e compreender como cada uma delas atende a finalidades educativas diferenciadas. · Diferenciar as características da Didática Fundamental e da Didática Instrumental. · Compreender como a relação professor-aluno pode ser construída de acordo com as finalidades educativas e como os resultados da aprendizagem terão implicações dessa relação. |
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I- Introdução aos Fundamentos da Didática: Pedagogia e Didática. O papel da Didática na formação do educador: formando o professor reflexivo/investigativo. | Unidade II- A Didática e o processo ensino-aprendizagem - as diferentes tendências pedagógicas na prática docente. A sala de aula. A relação professor-aluno. |
6. CRONOGRAMA
Data | Conteúdo programático/atividades | Recursos necessários | |||
1 2 3 4 | 09/08 | - Apresentação entre a professora e a turma. - Apresentação da disciplina e do Plano de Ensino. - Estudo Dirigido: Educação, Escola, Professores. Pedagogia e Didática do texto de PILETTI. Entrega dia: ____ | Plano de Ensino. Texto PILETTI. | ||
5 6 7 8 | 16/08 | - Didática Instrumental e Didática Fundamental (Caracterização) | Texto PILETTI Textos do livro Didática e Docência. Texto CANDAU. | ||
9 10 11 12 | 23/08 | - A relação teoria e prática na formação do educador. - Preparação para o seminário: leitura, produção do texto para distribuição para os colegas, produção dos slides e/ou dinâmicas de apresentação. - Orientação do Seminário para os grupos 1 e 2. | Textos do livro Didática e Docência | ||
13 14 15 16 | 30/08 | - GRUPO 1 - Fundamentos da prática docente. - Orientação do Seminário para os grupos 3 e 4. - GRUPO 2 - Identidade e fazer docente. | Textos seminários. Textos do livro Didática e Docência | ||
17 18 19 20 | 06/09 | - GRUPO 3 - Docência: notas sobre a dimensão ética da profissão. - GRUPO 4 - O planejamento da prática docente - Orientação do Seminário para os grupos 5 e 6. | Textos seminários. Textos do livro Didática e Docência | ||
21 22 23 24 | 13/09 | - GRUPO 5 - As estratégias de ensino na ação didática - GRUPO 6 - A aula como espaço-tempo - Fechamento do Seminário - Professora | Textos seminários. Textos do livro Didática e Docência | ||
25 26 27 28 | 20/09 | Avaliação A1 | |||
29 30 31 32 | 27/09 | Leitura dos textos sobre a Pedagogia Histórico-crítica. SAVIANI e LIBÂNEO. - Produção do quadro sobre as tendências pedagógicas para preenchimento das características das tendências pedagógicas na história. - A relação professor-aluno. | Textos de SAVIANI e LIBÂNEO. | ||
33 34 35 36 | 04/10 | - Término da Produção do quadro sobre as tendências pedagógicas para preenchimento das características das tendências pedagógicas na história. | Textos de SAVIANI e LIBÂNEO. | ||
37 38 39 40 | 11/10 | - Filme: A Educação de Pequena Árvore, EUA, 1997. Diretor: Richard Friedenberg. Duração: 112 min. CIC Vídeo. | Filme, data-show. | ||
41 42 43 44 | 18/10 | SEMANA PEDAGÓGICA | |||
45 46 47 48 | 25/10 | O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno (VILLAS BOAS, 2005). Preparação dos Portfólios. | Texto mandado por email. Todo o material do semestre. | ||
49 50 51 52 | 01/11 | Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Ilma passos Alencastro Veiga. Aula expositiva e debate. Preparação dos Portfólios. | Texto mandado por email. Todo o material do semestre. | ||
53 54 55 56 | 08/11 | Atividades com o livro Cuidado Escola! Preparação dos Portfólios. | Livro Cuidado Escola! Todo o material do semestre. | ||
57 58 59 60 | 22/11 | A2 – Apresentação dos Portfólios | Todo o material do semestre. | ||
61 62 63 64 | 29/11 | A2 – Apresentação dos Portfólios | Todo o material do semestre. | ||
65 66 67 68 | 06/12 | A2 – Apresentação dos Portfólios Segunda chamada A2 | Todo o material do semestre. | ||
69 70 71 72 | 13/12 | Avaliação A3 | |||
7. METODOLOGIA
Seminários; prova escrita; aulas expositivas e dialogadas; filme; estudo dirigido; trabalhos individuais e coletivos. |
8. AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será realizada por meio de: reflexões sobre filme, seminários estudo dirigido e trabalhos individuais e coletivos no decorrer do semestre letivo. Levando-se em consideração o comprometimento do aluno com a disciplina, a partir das elaborações individuais e coletivas dos alunos, as capacidades de análise e de síntese, o domínio do conhecimento teórico e metodológico de pesquisa, o domínio da expressão escrita. Serão realizadas no semestre as seguintes atividades: NVP1: N1 = Atividades cotidianas 2,0 pontos N2 = Seminário “Didática e Docência: aprendendo a profissão.” 3,0 pontos N3 = Relatórios dos Seminários 1,0 ponto N4 = Prova 4,0 pontos NVP2: N1 = Resenha 3,0 pontos N3 = Atividades cotidianas 1,0 ponto N4 = Portfólio 6,0 pontos Cálculo da nota: O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MP – média aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 5,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 6,0 no MP ou nota superior a 5,0 na MF. Sendo permitido o arredondamento da MF de acordo com a seguinte convensão: 4,8 e 4,9 é igual a 5,0. NVP1 + NVP2 / 2 = MP MP < 3,0 = REPROVADO Þ MF = MP MP ≥ 3,0 e < 6.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVF Þ MF = MP + NVF / 2 MP ≥ 6,0 = APROVADO (dispensado do NVF) Þ MF = MP |
9. BIBLIOGRAFIA
9.1 Bibliografia básica
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 2006. |
9.2 Bibliografia complementar
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense 1995. (Coleção Primeiros Passos). CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. CASTRO, Amelia Domingues de e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2000. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O Portfólio no Curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 291-306, Jan./Abr. 2005. |
Gama, agosto de 2011.
COORDENADORA DO CURSO Prof. Maria Izabel Nunes | PROFESSORA Sandra Jacqueline Barbosa |
Assinatura | Assinatura |
Nenhum comentário:
Postar um comentário