quinta-feira, 17 de novembro de 2011

plano de ensino

PLANO DE ENSINO
1.  IDENTIFICAÇÃO

          DISCIPLINA: Didática

           

CARGA HORÁRIA: 64 horas

SEMESTRE DO CURSO: 3º Pedagogia
SEMESTRE LETIVO: 2º/2011
PROFESSORA: Sandra Jacqueline Barbosa

2.  EMENTA

Fundamentos da Didática. O papel da Didática na formação do educador. A Didática e o processo ensino-aprendizagem - as diferentes tendências pedagógicas na prática docente. A sala de aula. A relação professor-aluno.

3.  JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA

As mudanças radicais no mundo do trabalho, na economia, na organização política e nos meios tecnológicos têm provocado alterações na organização do trabalho na escola, por ser, esta, parte da sociedade que não pode e não deve ficar alijada das realidades concretas. Nesta perspectiva, a formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia não pode prescindir de uma discussão profunda sobre a natureza, a especificidade e os objetivos da educação e do sistema educativo na sociedade contemporânea.
         A Didática se apresenta, hoje, como alternativa possível de repensar a prática pedagógica evidenciando os fundamentos e não se centrando nos instrumentos como única fonte de soluções imediatas para os problemas surgidos em sala de aula. Há um inegável distanciamento entre a teoria pregada pelos textos e a prática educativa. Procura-se desenvolver um programa de Didática articulado com as necessidades concretas, onde o professor e aluno se tornam sujeitos participativos do processo.
         A disciplina Didática contribuirá, também, para a formação do educador crítico, reflexivo e pesquisador. Além disso, o educador deve desenvolver capacidades de compreender a prática pedagógica, refletindo sobre o seu compromisso com a transformação social.

4.  OBJETIVOS
4.1. Objetivos gerais

Compreender a Didática como disciplina integrante daquelas que fornecerão subsídios teóricos e práticos para a prática docente.

4.2. Objetivos específicos

·  Compreender a construção histórica dos fundamentos da Didática.
·  Analisar as diferentes correntes pedagógicas e compreender como cada uma delas atende a finalidades educativas diferenciadas.
·  Diferenciar as características da Didática Fundamental e da Didática Instrumental.
·  Compreender como a relação professor-aluno pode ser construída de acordo com as finalidades educativas e como os resultados da aprendizagem terão implicações dessa relação.




5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Unidade I- Introdução aos Fundamentos da Didática: Pedagogia e Didática. O papel da Didática na formação do educador: formando o professor reflexivo/investigativo.
Unidade II- A Didática e o processo ensino-aprendizagem - as diferentes tendências pedagógicas na prática docente. A sala de aula. A relação professor-aluno.


6.    CRONOGRAMA


        

          Data

                   Conteúdo programático/atividades

                    Recursos necessários

1
2
3
4
09/08
- Apresentação entre a professora e a turma.
- Apresentação da disciplina e do Plano de Ensino.
- Estudo Dirigido: Educação, Escola, Professores. Pedagogia e Didática do texto de PILETTI. Entrega dia: ____
Plano de Ensino.
Texto PILETTI.
5
6
7
8
16/08
- Correção coletiva do Estudo Dirigido e debate.
- Didática Instrumental e Didática Fundamental (Caracterização)
- Orientação e organização para o Seminário do livro: Didática e Docência: aprendendo a profissão.
Texto PILETTI
Textos do livro Didática e Docência.
Texto CANDAU.
9
10
11
12
23/08
- A relação teoria e prática na formação do educador.
- Preparação para o seminário: leitura, produção do texto para distribuição para os colegas, produção dos slides e/ou dinâmicas de apresentação.
- Orientação do Seminário para os grupos 1 e 2.
Textos do livro Didática e Docência
13
14
15
16
30/08
- Introdução – Professora: Didática? Didáticas? Qual Didática?
- GRUPO 1 - Fundamentos da prática docente.
- Orientação do Seminário para os grupos 3 e 4.
- GRUPO 2 - Identidade e fazer docente.
Textos seminários.
Textos do livro Didática e Docência
17
18
19
20
06/09
- GRUPO 3 - Docência: notas sobre a dimensão ética da profissão.
- GRUPO 4 - O planejamento da prática docente
- Orientação do Seminário para os grupos 5 e 6.
Textos seminários.
Textos do livro Didática e Docência
21
22
23
24
13/09
- GRUPO 5 - As estratégias de ensino na ação didática
- GRUPO 6 - A aula como espaço-tempo
- Fechamento do Seminário - Professora
Textos seminários.
Textos do livro Didática e Docência
25
26
27
28
20/09
Avaliação A1



29
30
31
32
27/09
 Leitura dos textos sobre a Pedagogia Histórico-crítica. SAVIANI e LIBÂNEO.
- Produção do quadro sobre as tendências pedagógicas para preenchimento das características das tendências pedagógicas na história.
- A relação professor-aluno.
Textos de  SAVIANI e LIBÂNEO.
33
34
35
36
04/10
- Término da Produção do quadro sobre as tendências pedagógicas para preenchimento das características das tendências pedagógicas na história.
Textos de  SAVIANI e LIBÂNEO.
37
38
39
40
11/10

- Filme: A Educação de Pequena Árvore, EUA, 1997. Diretor: Richard Friedenberg. Duração: 112 min. CIC Vídeo.
Filme, data-show.
41
42
43
44
18/10

SEMANA PEDAGÓGICA

45
46
47
48
25/10
O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno (VILLAS BOAS, 2005).
Preparação dos Portfólios.
Texto mandado por email.
Todo o material do semestre.
49
50
51
52
01/11
Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Ilma passos Alencastro Veiga. Aula expositiva e debate.
Preparação dos Portfólios.
Texto mandado por email.

Todo o material do semestre.
53
54
55
56
08/11
Atividades com o livro Cuidado Escola!

Preparação dos Portfólios.
Livro Cuidado Escola!

Todo o material do semestre.
57
58
59
60
22/11
A2 – Apresentação dos Portfólios

Todo o material do semestre.
61
62
63
64
29/11
A2 – Apresentação dos Portfólios

Todo o material do semestre.
65
66
67
68
06/12
A2 – Apresentação dos Portfólios

Segunda chamada A2

Todo o material do semestre.
69
70
71
72
13/12
Avaliação A3



7.    METODOLOGIA

Seminários; prova escrita; aulas expositivas e dialogadas; filme; estudo dirigido; trabalhos individuais e coletivos.


8.    AVALIAÇÃO

 A avaliação da aprendizagem será realizada por meio de: reflexões sobre filme, seminários estudo dirigido e trabalhos individuais e coletivos no decorrer do semestre letivo. Levando-se em consideração o comprometimento do aluno com a disciplina, a partir das elaborações individuais e coletivas dos alunos, as capacidades de análise e de síntese, o domínio do conhecimento teórico e metodológico de pesquisa, o domínio da expressão escrita.

Serão realizadas no semestre as seguintes atividades:
NVP1:
N1 = Atividades cotidianas 2,0 pontos
N2 = Seminário “Didática e Docência: aprendendo a profissão.” 3,0 pontos
N3 = Relatórios dos Seminários 1,0 ponto
N4 = Prova 4,0 pontos


NVP2:
N1 = Resenha 3,0 pontos
N3 = Atividades cotidianas 1,0 ponto
N4 = Portfólio 6,0 pontos

Cálculo da nota:

O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MP – média aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 5,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 6,0 no MP ou nota superior a 5,0 na MF. Sendo permitido o arredondamento da MF de acordo com a seguinte convensão: 4,8 e 4,9 é igual a 5,0.

NVP1 + NVP2 / 2 = MP

MP < 3,0 = REPROVADO Þ MF = MP
  MP 3,0 e < 6.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVF Þ MF = MP + NVF / 2
MP 6,0 = APROVADO (dispensado do NVF) Þ MF = MP




9.    BIBLIOGRAFIA

9.1  Bibliografia básica

FARIAS, Isabel M. S. de. (et al.). Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: algumas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 2006.


9.2  Bibliografia complementar

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense 1995. (Coleção Primeiros Passos).
CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CASTRO, Amelia Domingues de e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2000.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O Portfólio no Curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 291-306, Jan./Abr. 2005.


Gama, agosto de 2011.




COORDENADORA DO CURSO
Prof. Maria Izabel Nunes

PROFESSORA
Sandra Jacqueline Barbosa


Assinatura
Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário